Todo Empresário tem várias obrigações que os preocupam, boletos a pagar, mercadorias a vender, cheques a compensar, entre outras que não preciso mencionar.
Mas existe uma que é necessário, que você administrador perca algumas horas diárias para organizar, O Fluxo de Caixa. É ele que indica sua maior parte de liquidez financeira, ou seja é o que você tem nas mãos para pagar fornecedores, impostos, devedores de qualquer natureza da Pessoa Jurídica em questão e outros procedimentos financeiros. Existe um Porém que deve ser destacado, a maioria das empresas usam no mínimo um banco para compartilharem está organização, mas acaba esquecendo-se que o Caixa e o Banco são Complementares um do outro e a soma de seus saldos é o VERDADEIRO CAIXA da empresa, e deixam toda a organização destes componentes na mão do contador, que deveria registrar o fato junto com a administração, e que sem todas as informações acaba deixando de registrar fatos importantes para a analise do crescimento ou de possíveis declínios de uma empresa.
Empresário, administrador. Atente-se a organização de todos os Fluxos de sua empresa você terá elas mas que nunca em suas mãos, e não esqueça de dar ao contador todos os fatos que geraram este fluxos pôs eles são os indicados para lhe orientarem, complementar e crescerem juntos com suas empresa.
Vilela R. Granja